Na loja Malagueta, situada no Bom Retiro, grandes placas alertam o consumidor logo na entrada: ‘‘Não aceitamos mais cartões. Favor não insistir’’. O estabelecimento não é o único da região central de São Paulo com esta política. Sem motivo aparente, há cerca de seis meses a recusa por esta forma de pagamento está aumentando em grande parte das lojas que o aceitavam e passaram a vender apenas em dinheiro.
Contatadas a respeito do caso, a Mastercard não se pronuncia, enquanto a Visa alega que que as porcentagens cobradas são compatíveis com os serviços prestados. Os donos também não comentam o assunto, parecendo não se importar com a queda do movimento varejista na região, que continua movimentada.
Enquanto os sistemas de cartão de crédito não reduzem os valores das taxas, os lojistas se adaptam a eles, enquando o consumidor se adapta a nova forma de pagamento. Entre a maioria daquelas que ainda aceitam cartão, há valores mínimos de compra para tentar diminuir os gastos com taxas, que giram em torno de R$ 50 no débito e R$ 100 no crédito. Isto não é problema para quem compra com intenção de revender, mas inibe o consumidor varejista de fazer compras na região, pois muitas vezes se ve forçado a gastar mais do que havia planejado, dando preferência por lojas de outras regiões, que facilitem a forma de pagamento.
Rafael Henri
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário