No bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, uma mobilização vem tomando conta dos comércios locais. Os lojistas que mantem estabelecimento na região vem promovendo um boicote aos cartões de crédito, em especial às rede Visa e Mastecard. Os donos dos estabelecimentos se negam a comentar sobre a ação. Uma das formas de realizar o boicote foi exigir um valor mínimo de consumo para efetuar o pagamento via cartão de crédito. Já outras lojas preferiram não aceitar mais os cartões, como a loja Malagueta que colocou placas para avisar os clientes.
Um dos motivos pode ser a lei que vigora no setor desde o dia 1° de Junho, quando foi sancionado o fim das exclusividades das operadoras nas maquinas que efetuam o pagamento. Com isso gera-se uma taxa administrativa que gira em torno de 3,5% a 5%.
Segundo apurado, há cerca de seis meses a recusa vem aumentando gradativamente entre os comerciantes que antes disponibilizavam o serviço a seus clientes. As operadoras foram procuradas pela reportagem. A Visa informa que as porcentagens são compatíveis com os serviços prestados. Já a rede Mastercard se nega a comentar oficialmente.
Armando Lima - 770768
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário