
Durante a Semana de Jornalismo da USCS, que foi do dia 26 ao dia 29 de abril, aconteceu o debate com o tema "Jornalismo Cultural". Como em todas as outras datas, personalidades importantes da cena compareceram e promoveram um debate instrutivo e interagindo com a platéia de estudantes da universidade. Na mesa, Anderson Lima, editor chefe do programa Metrópoles da TV Cultura, Iara Filardi, que trabalha como assessora de imprensa na area de cultura, Andréia Couto, jornalista, produtora e ex-aluna da USCS, e José Estevam, que trabalha como secretário de cultura em Mauá, este substituindo Daniel Piza, editor do Estadão que não pode comparecer ao evento.
A primeira pergunta levantada pelo mediador e professor da USCS Paulo Moura foi: O que não é jornalismo cultural?
Os 4 deram opniões, cada um exemplificou a questão no seu próprio ramo de atividade, mas, resumindo, a resposta é tudo que não está ligado aos temas mais básicos como política e econômia ou a cobertura dada a celebridades.
O debate proseguiu definindo o que é Jornalismo Cultural, e foi respondido como a cobertura aos manifestos culturais produzidos pela população ou mídia.
Dando continuidade, alunos e professores da platéia levantaram outras questões importantes como jornalismo cultural na internet, o uso das redes sociais e a ótica que a mídia de hoje passa aos receptores sobre o que é cultura.
Mas,o mais importante é que foi transmitido com clareza aos estudantes como é a profissão do jornalista que trabalha na área de cultura e o que é preciso para se tornar um bom profissional: ética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário